O Assistido
Diante daqueles a quem socorres, não admitas que a
caridade seja prerrogativa unicamente de tua parte. Enumera os bens que
recolhes daqueles a quem amparas. Habitualmente doamos aos companheiros
necessitados algo do que nos sobra, deles recebendo muito do que nos
falta. É preciso não esquecer que da pessoa a quem assistimos obtemos
benefícios substanciais, como sejam: a verificação de nossas próprias
vantagens; o conhecimento das responsabilidades que nos competem, à
frente dos outros;
o aviso salutar, com relação aos deveres que nos
cabem, na preservação dos bens da vida;a paciência com os nossos
obstáculos e males menores; o ensinamento da provação com que somos
defrontados; a aquisição de experiência; as vibrações de simpatia; o
auxílio que recebemos para sustentar mais amplo auxílio aos outros; o
consolo nos sofrimentos que, porventura, nos fustiguem; o crédito moral
que se registra, a nosso favor, na memória dos espíritos encarnados e
desencarnados que amparam a criatura em crises e empeços maiores que os
nossos. Serve a benefício dos semelhantes, tanto quanto possas e como
possas, em bases da consciência tranqüila, sempre que encontres o
próximo baldo de equilíbrio, espoliado de esperança, sedento de paz ou
cansado de angústia, nas trilhas do cotidiano, porque a caridade é
sempre maior nos dividendos para aquele que dá. Por isso mesmo, temos no
Evangelho do Senhor a advertência inesquecível: "mais vale dar que
receber."
-Emmanuel-
Marcadores:
Emmanuel
,
Mensagens
,
Mensagens Espírita
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)

Nenhum comentário :
Postar um comentário